Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Smiles & Tears

Guia de sobrevivência para mulheres fantásticas

Smiles & Tears

Guia de sobrevivência para mulheres fantásticas

My healthy choice is ....

 

jusante 1.png

 

Recentemente, tem-se falado muito dos efeitos nefastos da ingestão de sumos e refrigerantes, especialmente devido à elevada concentração de açúcar que contêm. Por isso, parti para o supermercado, prateleira acima e prateleira abaixo, na busca de um sumo que eu pudesse consumir, e dar aos meus filhos, sem ficar a imaginar o açúcar a circular-lhes pelas veias (defeito de profissão). E foi assim que conheci o concentrado de fruta Jusanté. Escolhi o de laranja, gostei da embalagem, do preço e especialmente do rótulo. Do rótulo, pois! Não tem corantes e contém, apenas, 1,1 g de açúcar (só frutose) por cada 100 g de concentrado.
A frutose é um açúcar que se pode encontrar na fruta, em alguns vegetais e no mel. A maioria dos açucares são rapidamente absorvidos pelo organismo, causando um rápido aumento dos níveis de açúcar no sangue o que, por sua vez, leva a que tenhamos mais fome e mais rapidamente. Todavia, a frutose apresenta uma absorção mais lenta, produz menor aumento da glicemia e não estimula directamente a secreção de insulina. Por outro lado, a frutose tem maior poder adoçante que a sacarose (açúcar comum), pelo que com menos quantidade e, portanto, menos calorias obtemos a mesma doçura.
É por estas razões que a frutose tem sido recomendada como alternativa saudável à sacarose, especialmente como forma de reduzir a ingestão de sacarose e de adoçantes sintéticos, bem como tem sido recomendada para diabéticos que apreciem alimentos doces. Claro está que, especialmente no caso de doentes diabéticos, a ingestão deve ser feita de forma responsável e em quantidades saudáveis.
Por falar em quantidades, parece-me importante dar-vos uma última informação. O concentrado Jusanté é diluído na proporção de 1 para 7, ou seja, a 1 litro de concentrado adiciona-se 7 litros de água obtendo-se 8 litros de sumo. Assim, respeitando a diluição recomendada pelo fabricante, num copo de sumo (cerca de 200 ml) ingere-se, apenas 0,28 g de frutose.
Valeu a pena o tempo perdido, prateleira acima, prateleira abaixo. Encontrei um concentrado de frutas que bebo, e dou a beber, sem ficar a imaginar cardumes de moléculas de açúcar a nadarem nas veias !!