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Smiles & Tears

Guia de sobrevivência para mulheres fantásticas

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Guia de sobrevivência para mulheres fantásticas

A técnica do abraço ....

Queridas amigas .... não posso deixar de partilhar convosco este artigo O segredo é abraçar (...) da Revista Pais&filhos, bem como a minha (humilde) experiência. Enquanto mãe de um adolescente e de uma quase quase adolescente tenho adoptado a "técnica do abraço". Mesmo quando me apetece usar a técnica do grito, e a do castigo e enfim ... outra qualquer. E uso-a por duas razões : porque o meu coração assim mo indica ( e eu sigo quase sempre o meu coração) e porque tem resultado !! Abraço-lhes o corpo e abraço-lhes a alma ... E quando eles não querem ( ou não admitem que querem) deixo que os meus braços os sigam ... para serem usados sempre que os meus filhos precisem, ou quiserem, ou lhes apetecer ...

My healthy choice is ....

 

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Recentemente, tem-se falado muito dos efeitos nefastos da ingestão de sumos e refrigerantes, especialmente devido à elevada concentração de açúcar que contêm. Por isso, parti para o supermercado, prateleira acima e prateleira abaixo, na busca de um sumo que eu pudesse consumir, e dar aos meus filhos, sem ficar a imaginar o açúcar a circular-lhes pelas veias (defeito de profissão). E foi assim que conheci o concentrado de fruta Jusanté. Escolhi o de laranja, gostei da embalagem, do preço e especialmente do rótulo. Do rótulo, pois! Não tem corantes e contém, apenas, 1,1 g de açúcar (só frutose) por cada 100 g de concentrado.
A frutose é um açúcar que se pode encontrar na fruta, em alguns vegetais e no mel. A maioria dos açucares são rapidamente absorvidos pelo organismo, causando um rápido aumento dos níveis de açúcar no sangue o que, por sua vez, leva a que tenhamos mais fome e mais rapidamente. Todavia, a frutose apresenta uma absorção mais lenta, produz menor aumento da glicemia e não estimula directamente a secreção de insulina. Por outro lado, a frutose tem maior poder adoçante que a sacarose (açúcar comum), pelo que com menos quantidade e, portanto, menos calorias obtemos a mesma doçura.
É por estas razões que a frutose tem sido recomendada como alternativa saudável à sacarose, especialmente como forma de reduzir a ingestão de sacarose e de adoçantes sintéticos, bem como tem sido recomendada para diabéticos que apreciem alimentos doces. Claro está que, especialmente no caso de doentes diabéticos, a ingestão deve ser feita de forma responsável e em quantidades saudáveis.
Por falar em quantidades, parece-me importante dar-vos uma última informação. O concentrado Jusanté é diluído na proporção de 1 para 7, ou seja, a 1 litro de concentrado adiciona-se 7 litros de água obtendo-se 8 litros de sumo. Assim, respeitando a diluição recomendada pelo fabricante, num copo de sumo (cerca de 200 ml) ingere-se, apenas 0,28 g de frutose.
Valeu a pena o tempo perdido, prateleira acima, prateleira abaixo. Encontrei um concentrado de frutas que bebo, e dou a beber, sem ficar a imaginar cardumes de moléculas de açúcar a nadarem nas veias !!